terça-feira, 17 de janeiro de 2017

As Tribos Sociais



Uma explicação para esta “enchente” nas religiões evangélicas, é que as pessoas estão descobrindo que é mais cômodo fazer parte de uma “tribo”. E como a “tribo” que mais ataca os incautos é a evangélica, ela é a que mais cresce. Aí os fiéis vão enfrentado a vida com o “escudo da tribo” na frente, seguindo um caminho já “traçado” pelo pastor.  Leiam um “pedaço” do texto enviado por Porantim à página Livre Pensamento, do facebook:

“Um estudo recente, feito por pesquisadores de uma universidade de Ontario, no Canadá, chegou a conclusões bastantes interessantes: adultos de baixo QI ou com dificuldades cognitivas tendem a ter atitudes conservadoras e preconceituosas (racismo, homofobia, machismo etc).
Os dados levam a crer que as pessoas menos inteligentes se sentem atraídas por ideologias conservadoras, porque estas exigem menos esforço intelectual, pois oferecem estruturas ordenadas e hierarquizadas, onde o indivíduo pode se sentir mais confortável. É bom deixar claro que inteligência nada tem a ver com escolaridade”.


Imaginem uma pessoa pobre, praticamente excluída dos “prazeres” que a mídia propaga, entrando num mundo de cânticos e louvores, no meio de pessoas “bem vestidas”, perfumadas e tratando ela como uma igual... Deve ser deslumbrante.  A mesma coisa serve para os jovens que fazem parte de grupo neo nazistas, punks, torcidas organizadas  etc. Tem também as outras religiões, mas a evangélica é a única que não espera que a pessoa a procure. Ela ataca a pessoa na sua casa ou na rua, com a desculpa de que vai levar “a palavra”. Esta “palavra” resume-se a aumentar o rebanho. E quanto maior o rebanho, maior o PODER. Não nego os benefícios que AS RELIGIÕES trazem à Sociedade, quando realmente recuperam  alcoólatras, drogados etc. Eu enfatizei “as religiões” porque já vi pessoas serem recuperadas pelo Candomblé, pelo Espiritismo, pelo Catolicismo e pelo Hare Crisna. Tudo depende da força de vontade e da fé de cada um.

A.J. Cardiais
10/04/2013
imagem: google

Nenhum comentário: