segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Paz & Amor

imagem: google


M
inha única ambição é ter paz e amor. E se tiver que escolher um, entre os dois, fico com a paz. De que adianta ter um amor, sem ter paz para curti-lo? Vejo muitos casais dizendo que se amam, mas vivem num inferno de desentendimentos, que o amor fica de longe espiando... Às por ciúmes, às vezes por falta de respeito e compreensão. Digo sempre: onde existe respeito e compreensão, existe paz. Até entre inimigos pode existir paz, se os dois tiverem respeito e compreensão. Se o “mais forte” respeitar o espaço do outro, e evitar invadi-lo; e se o “mais fraco” for uma pessoa compreensiva, perceberá que o outro (que poderia trucidá-lo) respeita o seu espaço e passará a respeitá-lo não por medo, mas por ver que o inimigo é uma pessoa compreensiva. Cito isso porque existem muitos fracos abusados: sabem que não podem com a briga, mas ficam fustigando o inimigo. Principalmente quando o inimigo o evita. Aí é que eles procuram agredir... 

Por aí dá para perceber que onde existe respeito e compreensão, existe paz. Pode ser uma paz mentirosa, mas não existe medo nem confusão. Aquela coisa de: “ou medo, ou respeito”, não existe. Os casamentos de antigamente duravam porque, na sua maioria, eram alicerçados no respeito. A mulher não confiava no marido, mas procurava respeitá-lo. O homem, por sua vez, confiava na mulher e, para “respeitá-la”, fazia “seus negócios” por longe. Em casa procurava parecer um “santo”. Então era muito difícil haver uma discussão entre os casais. Com isso não estou querendo que as mulheres se tornem nenhuma “Amélia ou Emília”. Só estou citando o fato do respeito e da compreensão gerar a paz.

Se as pessoas vivessem sintonizadas com essas duas palavras: respeito e compreensão, talvez o mundo vivesse em paz.
Porque o amor, do jeito que as pessoas estão concebendo, só traz uma paz momentânea.

Obs. Amélia é uma composição de Ataulfo Alves e Mario Lago. Emília eu não sei que é (ou são) o (s) compositor (es). E também não sei se os títulos das músicas são estes.

A.J. Cardiais

Nenhum comentário: