sábado, 7 de junho de 2014

Como se Define o Valor de um Jogador de Futebol


COMO SE DEFINE O VALOR DE UM JOGADOR DE FUTEBOL?
Texto: Diogo Antonio Rodriguez  - Ilustração: Rubinho

PÉ-DE-MEIA
O salário do jogador é composto de vários elementos. Além do valor mensal, registrado em carteira, os craques ainda recebem um bônus chamado luvas. Ele pode ser pago de uma vez ou em parcelas. Entram nessa conta ainda os direitos de imagem, remuneração que recebem por aparecer na mídia com a camisa do clube.

FORA DE CAMPO
Jogador bem valorizado também tem que gerar dinheiro longe dos estádios. Na hora de contratar, clubes e consultorias esportivas levam em conta o retorno que ele pode trazer em ações de marketing: quanto mais simpático, articulado, querido pela torcida e cobiçado por patrocinadores pessoais, melhor.

Entre os patrocínios individuais dos jogadores, o mais comum é o de chuteiras. Jogadores sem esse patrocínio costumam pintar o calçado para esconder a marca.

DENTRO DE CAMPO
Os critérios para avaliar o valor de um atleta podem ser bem sérios: idade, gols marcados, qualidade nos fundamentos (passe, cabeceio), técnica (controle de bola, drible), condicionamento físico e histórico de contusões. Características subjetivas, como liderança, temperamento e vigor, também são avaliados.

NOVELA VALIOSA
As negociações têm alguns personagens centrais. O clube é representado por um diretor. Quem faz a ponte entre time e diretor é o empresário, que atende vários profissionais, de atletas a técnicos. Há também os agentes, dedicados a cuidar da carreira do craque de modo mais amplo, negociando também com patrocinadores e a mídia.

CARREIRA CURTA
 Quanto mais velho um jogador, menor seu valor de transferência a maior o risco de quem contrata. Por isso quem já passou do 30 tem, geralmente, várias cláusulas extras no acordo. O salário pode ser condicionado à participação do veterano em um número mínimo de jogos por ano.

O pico de valorização e o auge da carreira se dão entre 28 e 29 anos. Depois disso, o jogador se desvaloriza até multa de a multa de rescisão zerar.

 TRANSFERÊNCIAS
Tipos mais comuns de transições entre clubes:

VENDA: Quando a multa da rescisão de contrato do jogador é paga ou negociada com o clube atual. O atleta faz acordo com um novo clube e uma nova multa é estipulada. Se o jogador cumpre o contrato até o fim, pode sair sem pagar a multa. 
EMPRÉSTIMO: O jogador mantém contrato com o clube, mas joga por outra agremiação. Faz-se um acordo com a nova casa para decidir quem remunera o atleta. Em muitos casos, os times dividem os gastos.

COMPRE SE PUDER
O preço de um jogador é o valor da multa de rescisão (quebra) de seu contrato com o clube. Ou seja, para comprar um atleta de outro time, o clube interessado, ou o próprio atleta, precisa pagar a multa. Dependendo da transação, esse valor pode ser negociado – e até aumentado para impedir que o jogador assine com clubes europeus ou de rivais diretos.

Fonte: revista Mundo Estranho -  março/2013

Nenhum comentário: