terça-feira, 1 de novembro de 2011

Conversa Fiada

imagem: google

Antes de começar esta crônica, eu preciso dar uma “desculpa esfarrapada”: Não sou nenhum historiador e nem estou pesquisando sobre o que eu vou escrever, eu sou só um observador dos fatos e das fotos. Como falei antes, não estou pesquisando nada. Estou usando a minha memória. Então qualquer falha, é falta mesmo.
Comecei a “interessar-me” por partido político com o surgimento do PT. Quando eu vi aquele nome: Partido dos Trabalhadores, eu pensei: é disso que nós estamos precisando para mudar a situação. Eu já tinha lido alguns livros ligados ao Partido Comunista, falando das guerrilhas, de Prestes, de Lamarca, de Olga... Fiquei empolgado com tudo que li. Então filiei-me ao PT. Fiz campanha para alguns candidatos  que eu simpatizei logo de cara: Jorge Almeida, Geracina Aguiar, Roque Aras e mais alguns. Infelizmente (ou felizmente, não sei) eu sou assim, preciso simpatizar-me com o candidato. Não sigo orientação do que quer que seja. Isso deve ser o meu instinto animal bem aflorado. Quando eu não vou com a cara do sujeito, não tem “orientação” que dê jeito. Eu posso até quebrar a cara, ninguém é infalível. Bem, para encurtar esse lenga lenga, eu quero contar o seguinte: O PT, quando iniciou suas campanhas rumo ao poder, queria vencer a “barreira” sozinho, sem depender de partidos “aliados”. Eu coloquei aliados entre aspas, porque ninguém alia-se à troco de nada, apenas por ideologia. Aliás, não existe mais ideologia partidária. Existe o “se dar bem” e fim.
Então, o PT, depois de algumas “cacetadas”, aprendeu que o jeito era “abrir as pernas” (desculpem a baixaria). E foi o que ele fez: “Abriu as pernas às nações inimigas”. Só desse jeito chegou ao Poder. Eu, na minha santa ingenuidade, achei que o PT só fosse usar os “aliados” como trampolim e, depois do grande salto, daria uma banana para eles,
procurando mudar estas Leis Eleitorais, Judiciárias e etc, que tanto os prejudicam. Ledo (Ivo) engano  (não lembro que é (ou era) que escrevia isto). Agora vejo que TODOS os partidos só querem chegar ao Poder. Depois que chegam, deixam tudo como está. Modificar pra quê? O povo não cobra nada.

Puxando um pouco da memória, lembro que o PMDB, o maior Partido que nós temos, quando chamava-se MDB, brigou muito contra a ARENA (que, se não me engano, virou PFL e hoje é o DEM). Acho que só tinham esses dois partidos: ARENA e MDB. O MDB era o Partido da esquerda  e a ARENA era ligada ao pessoal da ditadura. Pois bem, o PMDB chegou ao Poder, elegendo Tancredo Neves que, infelizmente, nos deixou e ficando em seu o lugar o seu vice José Sarney, essa figura que reina desde os tempos da ditadura.
Quer dizer: O PMDB, chegou ao Poder e continuou com a tapeação. O PSDB, que é parente do PMDB, chegou lá também, privatizou empresas estatais com a “intenção” de melhorar, enrolou, se deu bem, mas não mudou nada...
O PT, está no Poder, e até agora não mudou nada. Eu só quero ver qual o Partido que vai ter a coragem de acabar com o Coeficiente Eleitoral, com a Imunidade Parlamentar, e com todos esses privilégios que os políticos têm.

Eu vi no Facebook o PRVP – Partido de Representação da Vontade Popular. Este Partido pretende lutar por uma causa justa: O político eleito só poderá candidatar-se outra vez, depois de dez anos. Vocês acham que essa corja que está no bem bom, e que manda e desmanda, vai deixar isso passar? Eu não acredito, mas entrei nesta causa. Não custa nada tentar. Já disseram que o povo unido, jamais será vencido. Então vamos tentar unir o POVO.

AJ Cardiais

Nenhum comentário: