terça-feira, 13 de março de 2012

Conversa Fiada

imagem: google

Antes de começar esta crônica, eu preciso dar uma “desculpa esfarrapada”: Não sou nenhum historiador e nem estou pesquisando sobre o que eu vou escrever, eu sou só um observador dos fatos e das fotos. Como falei antes, não estou pesquisando nada. Estou usando minha memória. Então qualquer falha, é falta mesmo.
Comecei a “interessar-me” por partido político com o surgimento do PT. Quando vi aquele nome: Partido dos Trabalhadores, eu pensei: é disso que nós estamos precisando para mudar esta situação. Eu já tinha lido alguns livros, ligados ao Partido Comunista, falando das guerrilhas, de Prestes, de Lamarca, de Olga... Fiquei empolgado com tudo que li, então filiei-me ao PT. Fiz campanha para alguns candidatos que eu simpatizei logo de cara: Jorge Almeida, Geracina Aguiar, Roque Aras e mais alguns. Infelizmente (ou felizmente, não sei) eu sou assim: preciso simpatizar-me com o candidato. Não sigo orientação do que quer que seja. Isso deve ser o meu instinto animal bem aflorado. Quando não vou com a cara do sujeito, não tem “orientação” que dê jeito. Eu posso até quebrar a cara, ninguém é infalível. Bem, para encurtar esse lenga lenga, eu quero contar o seguinte: o PT, quando iniciou suas campanhas rumo ao poder, queria vencer a “barreira” sozinho, sem depender de partidos “aliados”. Eu coloquei aliados entre aspas, porque ninguém se alia à troco de nada, apenas por ideologia. Aliás, não existe mais ideologia partidária. Existe o “se dar bem” e fim.
Então, o PT, depois de algumas “cacetadas”, aprendeu que o jeito era “abrir as pernas” (desculpem a baixaria). E foi o que ele fez: “abriu as pernas às nações inimigas”. Só desse jeito chegou ao Poder. Eu, na minha santa ingenuidade, achei que o PT só fosse "usar os aliados” como trampolim e, depois do grande salto, daria uma banana para eles, procurando mudar estas Leis Eleitorais, Judiciárias e etc, que tanto nos prejudicam. Ledo (Ivo) engano  (não lembro quem é (ou era) que escrevia isto). Agora vejo que TODOS os partidos só querem chegar ao Poder. Depois que chegam, deixam tudo como está. Modificar pra quê? O povo não cobra nada.

Puxando um pouco da memória, lembro que o PMDB, o maior Partido que nós temos, quando chamava-se MDB, brigou muito contra a ARENA (que, se não me engano, virou PFL e hoje é o DEM). Acho que só tinha esses dois partidos: ARENA e MDB. O MDB era o Partido da esquerda e a ARENA era ligada ao pessoal da ditadura. Pois bem, o PMDB chegou ao Poder, elegendo Tancredo Neves que, infelizmente, nos deixou e ficando em seu o lugar o seu vice José Sarney, essa figura que reina desde os tempos da ditadura.
Quer dizer: O PMDB, chegou ao Poder e continuou com a tapeação. O PSDB, que é parente do PMDB, chegou lá também, privatizou empresas estatais com a “intenção” de melhorar, enrolou, se deu bem, mas não mudou nada...
O PT está no Poder e até agora não mudou nada. Eu só quero ver qual o Partido que vai ter a coragem de acabar com o Coeficiente Eleitoral, com a Imunidade Parlamentar, e com todos esses privilégios que os políticos têm.

AJ Cardiais
 31.10.2011

Nenhum comentário: