sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sobre o "Rótulo Universitário"

imagem: google

A mídia usa de todos os artifícios para atrair os “desinformados”. A INDÚSTRIA MUSICAL, agora usa o rótulo “universitário” para “estilos” musicais já existentes. Começou com o sertanejo, agora está com o forró, e se não me engano, já está com o pagode. Eu não vejo nenhuma diferença dos “universitários” para os estilos originais...
Se a questão for porque os artistas que cantam essas músicas são universitários, nos outros estilos também tem artistas com formação ou cursaram uma Faculdade. Muitos deixaram a Faculdade por causa da arte. Esta falou mais alto.
Então, se a questão for esta, no samba nos temos: Leci Brandão, que é advogada; Dudu Nobre, que estava cursando Direito; João Nogueira, que era arquiteto; Luiz Ayrão, que é advogado, e muitos outros. E nos outros “estilos” musicais, também tem muitos artistas que passaram por uma Faculdade. Uns chegando a se formar, e outros abandonando, por causa do sucesso. No estilo “brega”, tem o Reginaldo Rossi que é professor de Matemática (se eu não estiver enganado) e o Falcão que é arquiteto. Em outros estilos tem a Sandy (ex Sandy e Júnior) que é formada em Letras, tem o Belchior que é biólogo, tem o Gilberto Gil que é administrador de empresas... Estes são os que eu estou lembrando agora.
Então, chega desse negócio de “universitário”... Os universitários de verdade, curtem é a música, e não o rótulo. E ainda tem “repórter” que pergunta: Seu estilo é universitário?
Bem se vê que este não entende nada de música.

Nenhum comentário: